Vale a pena conferir como ocorreu a 4ª Feira de Conhecimentos do Colégio Justiniano.
Acompanhe no vídeo os melhores momentos !
Vale a pena conferir como ocorreu a 4ª Feira de Conhecimentos do Colégio Justiniano.
Acompanhe no vídeo os melhores momentos !
Queremos armar uma árvore em nossos corações e colocarmos, no lugar de presentes, os nomes de nossos amigos...
os de longe e os de perto,
os antigos e os recentes,
os que vemos todos os dias e os que não,
os que recordamos e os que esquecemos,
os das horas difíceis e os das alegres,
os que sem querer ferimos e os que feriram,
os que conhecemos profundamente e os que superficialmente,
nossos amigos humildes e os importantes,
aqueles que nos ensinaram e os que aprenderam.
Queremos uma árvore de raízes profundas para que os nomes nunca sejam arrancados de nossos corações.
Uma árvore de folhas largas para que os nomes vindos possam se juntar aos existentes.
Uma árvore de sombra agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida.
Que o espírito do Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos.
FELIZ NATAL !!!
Equipe Gestora 2011
Acompanhar a evolução do rendimento dos estudantes é fundamental para formular políticas educacionais e melhorar a qualidade da educação. É nessa perspectiva que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avalie Ensino Médio, de quarta a sexta-feira (23 a 25), e estréia o Avalie Alfa, na segunda e terça-feira (21 e 22). A proposta é que se consolide, na rede de ensino, a cultura de avaliação e que os resultados sirvam de referência para os profissionais de educação, estudantes e seus familiares.
A novidade do Avalie Ensino Médio, este ano, diz a coordenadora, é a produção de revistas pedagógicas com os resultados da avaliação comentados por especialistas e ainda a formação de professores.
PROJETO PIONEIRO
Maior estudo longitudinal do país, realizado anualmente, o Avalie Ensino Médio é um projeto pioneiro da Secretaria da Educação para acompanhar o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio. Este ano, serão avaliados 220 mil estudantes, distribuídos em 1.090 escolas e 414 municípios.
O sistema consiste na aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. A avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular, além dos alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
As provas serão aplicadas por três horas, nos três turnos de funcionamento da escola, aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais.
Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os resultados serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnicos-pedagógicos para cada escola, Diretoria Regional de Educação (Direc) e órgão central.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), na perspectiva de concretizar o eixo de sua proposta educacional “gestão democrática, em rede, com efetividade social”, instituiu, no âmbito do sistema estadual de ensino, por meio do Decreto Nº 11.218/2008, de 19/09/2008, o Processo Seletivo para Diretores e Vice-diretores das unidades escolares estaduais.
O Projeto de Eleição para Dirigentes Escolares contempla ações importantes, posteriores ao pleito, em destaque a execução do Plano de Gestão, que deve ser monitorado pela comunidade escolar, considerando as ações previstas e realizadas e pela SEC, por meio de um sistema on-line.
Ressalta-se nesse processo, a necessidade de cultivar entre todos que constituem a comunidade escolar, os princípios que fundamentam a gestão escolar participativa e descentralizada na perspectiva do fortalecimento da democracia nas escolas estaduais baianas.
FONTE: http://www.educacao.ba.gov.br/
Na próxima segunda-feira dia 21 de Novembro é a vez do Colégio Justiniano de Castro Dourado eleger seus dirigentes.
Material de divulgação da CHAPA 01
Legislação:
DECRETO Nº 11.218 - regulamenta o artigo 18 da Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, dispondo sobre os critérios e procedimentos do processo seletivo interno para o preenchimento dos cargos de diretor e vice-diretor das escolas públicas do estado da Bahia, e dá outras providências.
EDITAL Nº 07/2008 - abertura de inscrição para o curso de gestão escolar e para o processo seletivo em unidades escolares da rede pública estadual de educação.
PORTARIA N.º 12.712/08 - dispõe sobre a aprovação do regulamento do Processo Seletivo Interno de candidatos aos cargos de diretor e de vice-diretor de unidades escolares da rede pública estadual de ensino, elaborado pela Comissão Seletiva Central.
Dia 10/11/2011 - Abertura ás 19:Hs- NOITE CULTURAL -
▪ Cordel ▪ Poesia
▪ Música ▪ Teatro
Dia 11/11/2011 -
▪ 09:horas► Mesa redonda
Tema: Cultura Nordestina e o afro-descendente
▪10:horas► Abertura ao público para visitação das Salas Temáticas.
SALAS TEMÁTICAS
Sala 01 e Sala 02 (6º ano, 7º ano, 8º ano e 9ºano):
Religião, rituais, costumes, lendas, poesias, linguas e contexto histórico.
Sala 03 e Sala 04 (7º ano, 8º ano, 9º ano):
Africanidade baiana e as manifestações na arte, esporte e culinária.
Sala 05 (1º ano, A,B,C):
Comunidades quilombolas do Nordeste e a questão da posse de terra.
Sala 06 (2º ano, A,B,C):
Africanidade na atualidade nordestina, o negro inscrito: o percurso do negro na literatura brasileira.
Sala 07 (3º ano, A e B):
Literatura afro-descendente e nordestina: aspectos comparativo da literatura clássica e contemporânea.
Sala 08 (1º ano, D, E, F e G):
Comunidades quilombolas de Lapão: Macambira, Lagoa de Gaudêncio, Lajedo de Eurípedes e Babilônia.
Sala 09 (2º ano, D, E e F):
Diversidade cultural e costumes afro-descendentes no nordeste.
Sala 10 (3º ano, C, D e E):
A origem e cultura dos povos africanos que chegaram para o Brasil.
Sala 11 (1º ano, H, I e J):
Personalidades afro-descendentes do nordeste, da Bahia, do Lapão e do colégio.
Sala 12 (2º ano, G, H e I):
O trabalho afro-descendente no campo e na cidade.
Sala 13 (3º ano, F e G):
Os aspectos sociais, educacionais, econômicos e a saúde na Bahia.
Sala de Vídeo:
Apresentação fílmica sobre a temática.
Sala Oficina 1 (ANEXO TANQUINHO) (1ºL, 2ºJ e 3ºH):
Condições econômicas e sociais doa afro-descendentes no estado da Bahia e em Lapão.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis (Ave), experiência pioneira de caráter educativo, artístico e cultural, como parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar.
Essa experiência tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística. As obras dos estudantes são o retrato dos sentimentos e das visões da criação, da liberdade de caminhos e horizontes. As artes visuais estudantis revelam os seus autorretratos e suas histórias vividas com toda expressão do colorido da vida.
Veja a obra de arte do aluno do Justiniano de Castro Dourado:
Álefe de Castro Dourado
3º ano “A”
As comemorações do Dia da Independência do Brasil, em Lapão foram marcadas mais uma vez com o tradicional desfile cívico passando pelas principais ruas e avenidas da cidade.
E como já é uma tradição a participação o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, este não não poderia ter sido diferente mais uma vez o público encheu as ruas para acompanhar de perto a passagem de cada um dos pelotões.
Acompanhe os Melhores Momentos
Assista o Vídeo com os Melhores Momentos
1º lugar no FACE. |
2º lugar |
3º lugar |