Mensagem


"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

4ª Feira de Conhecimentos – COLÉGIO JUSTINIANO

Vale a pena conferir como ocorreu a 4ª Feira de Conhecimentos do Colégio Justiniano.

Acompanhe no vídeo os melhores momentos !

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Em clima de NATAL

Foto0293

 Foto0294

 Foto0306

arvore-de-natal-10

Queremos armar uma árvore em nossos corações e colocarmos, no lugar de presentes, os nomes de nossos amigos...
os de longe e os de perto,
os antigos e os recentes,
os que vemos todos os dias e os que não,
os que recordamos e os que esquecemos,
os das horas difíceis e os das alegres,
os que sem querer ferimos e os que feriram,
os que conhecemos profundamente e os que superficialmente,
nossos amigos humildes e os importantes,
aqueles que nos ensinaram e os que aprenderam.
Queremos uma árvore de raízes profundas para que os nomes nunca sejam arrancados de nossos corações.
Uma árvore de folhas largas para que os nomes vindos possam se juntar aos existentes.
Uma árvore de sombra agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso na luta pela vida.
Que o espírito do Natal faça de cada lágrima um sorriso, da amargura a sabedoria e de cada coração uma casa aberta para receber a todos.

FELIZ NATAL !!!

Equipe Gestora 2011




terça-feira, 22 de novembro de 2011

Segunda edição do Avalie Ensino Médio

image  

Acompanhar a evolução do rendimento dos estudantes é fundamental para formular políticas educacionais e melhorar a qualidade da educação. É nessa perspectiva que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avalie Ensino Médio, de quarta a sexta-feira (23 a 25), e estréia o Avalie Alfa, na segunda e terça-feira (21 e 22). A proposta é que se consolide, na rede de ensino, a cultura de avaliação e que os resultados sirvam de referência para os profissionais de educação, estudantes e seus familiares.

A novidade do Avalie Ensino Médio, este ano, diz a coordenadora, é a produção de revistas pedagógicas com os resultados da avaliação comentados por especialistas e ainda a formação de professores.

PROJETO PIONEIRO

Maior estudo longitudinal do país, realizado anualmente, o Avalie Ensino Médio é um projeto pioneiro da Secretaria da Educação para acompanhar o rendimento dos estudantes das escolas de ensino médio. Este ano, serão avaliados 220 mil estudantes, distribuídos em 1.090 escolas e 414 municípios.

O sistema consiste na aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. A avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular, além dos alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

As provas serão aplicadas por três horas, nos três turnos de funcionamento da escola, aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais.

Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os resultados serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnicos-pedagógicos para cada escola, Diretoria Regional de Educação (Direc) e órgão central.

Fonte:http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/11/18/secretaria-da-educacao-realiza-avalie-ensino-medio-e-avalie-alfa

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Eleição para Dirigentes

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), na perspectiva de concretizar o eixo de sua proposta educacional “gestão democrática, em rede, com efetividade social”, instituiu, no âmbito do sistema estadual de ensino, por meio do Decreto Nº 11.218/2008, de 19/09/2008, o Processo Seletivo para Diretores e Vice-diretores das unidades escolares estaduais.

O Projeto de Eleição para Dirigentes Escolares contempla ações importantes, posteriores ao pleito, em destaque a execução do Plano de Gestão, que deve ser monitorado pela comunidade escolar, considerando as ações previstas e realizadas e pela SEC, por meio de um sistema on-line.

Ressalta-se nesse processo, a necessidade de cultivar entre todos que constituem a comunidade escolar, os princípios que fundamentam a gestão escolar participativa e descentralizada na perspectiva do fortalecimento da democracia nas escolas estaduais baianas.

FONTE: http://www.educacao.ba.gov.br/

Na próxima segunda-feira dia 21 de Novembro é a vez do Colégio Justiniano de Castro Dourado eleger seus dirigentes.

Material de divulgação da CHAPA 01

cartaz_chapa1

panfleto_chapa1

 

Legislação:

DECRETO Nº 11.218 - regulamenta o artigo 18 da Lei nº 8.261, de 29 de maio de 2002, dispondo sobre os critérios e procedimentos do processo seletivo interno para o preenchimento dos cargos de diretor e vice-diretor das escolas públicas do estado da Bahia, e dá outras providências.

EDITAL Nº 07/2008 - abertura de inscrição para o curso de gestão escolar e para o processo seletivo em unidades escolares da rede pública estadual de educação.

PORTARIA N.º 12.712/08 - dispõe sobre a aprovação do regulamento do Processo Seletivo Interno de candidatos aos cargos de diretor e de vice-diretor de unidades escolares da rede pública estadual de ensino, elaborado pela Comissão Seletiva Central.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

4ª Feira de Conhecimentos – J.C.D 2011

cartaz_2

Dia 10/11/2011 - Abertura ás 19:Hs- NOITE CULTURAL -
        ▪ Cordel        ▪ Poesia
        ▪ Música      ▪ Teatro

Dia 11/11/2011 -
    ▪ 09:horas► Mesa redonda
    Tema: Cultura Nordestina e o afro-descendente
    ▪10:horas► Abertura ao público para visitação das Salas Temáticas.

SALAS TEMÁTICAS

Sala 01 e Sala 02 (6º ano, 7º ano, 8º ano e 9ºano):
Religião, rituais, costumes, lendas, poesias, linguas e contexto histórico.

Sala 03 e Sala 04 (7º ano, 8º ano, 9º ano):
Africanidade baiana e as manifestações na arte, esporte e culinária.

Sala 05 (1º ano, A,B,C):
Comunidades quilombolas do Nordeste e a questão da posse de terra.

Sala 06 (2º ano, A,B,C):
Africanidade na atualidade nordestina, o negro inscrito: o percurso do negro na literatura brasileira.

Sala 07 (3º ano, A e B):
Literatura afro-descendente e nordestina: aspectos comparativo da literatura clássica e contemporânea.

Sala 08 (1º ano, D, E, F e G):
Comunidades quilombolas de Lapão: Macambira, Lagoa de Gaudêncio, Lajedo de Eurípedes e Babilônia.

Sala 09 (2º ano, D, E e F):
Diversidade cultural e costumes afro-descendentes no nordeste.

Sala 10 (3º ano, C, D e E):
A origem e cultura dos povos africanos que chegaram para o Brasil.

Sala 11 (1º ano, H, I e J):
Personalidades afro-descendentes do nordeste, da Bahia, do Lapão e do colégio.

Sala 12 (2º ano, G, H e I):
O trabalho afro-descendente no campo e na cidade.

Sala 13 (3º ano, F e G):
Os aspectos sociais, educacionais, econômicos e a saúde na Bahia.

Sala de Vídeo:
Apresentação fílmica sobre a temática.

Sala Oficina 1 (ANEXO TANQUINHO)  (1ºL, 2ºJ e 3ºH):
Condições econômicas e sociais doa afro-descendentes no estado da Bahia e em Lapão.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Artes Visuais Estudantis - AVE

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis (Ave), experiência pioneira de caráter educativo, artístico e cultural, como parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar.

Essa experiência tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística. As obras dos estudantes são o retrato dos sentimentos e das visões da criação, da liberdade de caminhos e horizontes. As artes visuais estudantis revelam os seus autorretratos e suas histórias vividas com toda expressão do colorido da vida.

Veja a obra de arte do aluno do Justiniano de Castro Dourado:

alefe de castro dourado

Álefe de Castro Dourado

3º ano “A”

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1° Ensaio Cientifico J.C.D 2011



            Os alunos do Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado surpreenderam os professores no 1° Ensaio Cientifico realizado na unidade escolar.
            Estudantes de diversas turmas tiveram o final da tarde para apresentarem seus projetos, nas áreas de ciências agrárias, ciências humanas e social como também de engenharia. Os projetos em destaque foram: A produção do biodiesel a partir da mamona, o uso indiscriminado de agrotóxicos na região de Irecê, a caaatinga e suas ervas medicinais, a identidade cultura e linguistica da comunidade quilombola da Lagua de Gaudêncio e sistema sustentável de irrigação.
            Os alunos tiveram um excelente desempenho na realização dos projetos, foram á campo, pesquisaram, entrevistaram, colheram amostras, montaram maquetes, trouxeram soluções para os devidos problemas citados, e o mais importante de tudo aprenderam a aprender, e trouxeram o conhecimento para os demais alunos da comunidade escolar.
            Apesar de todos projetos estarem bem elaborados e dentro dos regulamentos, a comissão julgadora, composta da direção, vice-diretor, representante da comunidadem representante do colegiado e o coordenador pedagógico, escolheram o projeto A produção do biodiesel a partir da mamona como o melhor projeto e este será reapresentado na 2ª etapa da I Feira de Ciencias da Bahia, no Instituto Anisio Teixeira em Salvador, em que irá concorrer uma vaga para a FEBRACE.

Acompanhe o Vídeo com um pouco de tudo que ocorreu:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile Cívico 7 de Setembro

sete_de_setembro-5455

         As comemorações do Dia da Independência do Brasil, em Lapão foram marcadas mais uma vez com o tradicional desfile cívico passando pelas principais ruas e avenidas da cidade.

        E como já é uma tradição  a participação o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, este não não poderia ter sido diferente mais uma vez o público encheu as ruas para acompanhar de perto a passagem de cada um dos pelotões.

Acompanhe os Melhores Momentos

DSC00525 DSC00532 

link_desfile 

 

Assista o Vídeo com os Melhores Momentos

Dia dos Pais no Justiniano de Castro Dourado

          Pais educam, escolas ensinam: um velho provérbio. De fato, é um erro atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar das crianças. Pesquisas em todo mundo mostram que o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é vital para o desenvolvimento deles. A parceria pais + professores é considerada tão importante que governos pelo mundo investem em medidas para incentivar a presença dos pais na rotina da escola.
           É desta maneira que o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado pensa, e para propor essa aproximação entre pais + professores + escola o colégio realizou no dia 19 de Agosto de 2011 uma confraternização em comemoração ao dia dos pais. A cada dia que se passa a unidade escola inova e nesta comemoração não poderia ter sido diferente o grupo de estudantes da oficina de teatro apresentou uma peça emocionante para todos os pais ali presente. Logo após a apresentação do grupo houve um sorteio de brindes para os pais e no final da noite foi oferecido um jantar.

terça-feira, 14 de junho de 2011

VAI ACONTECER NA ESCOLA...

FACE e TAL


No último dia 07 de Junho, o Colégio Justiniano realizou mais uma vez o FACE e o TAL. O evento contou com a participação de alunos que mostraram seus talentos em recitais e interpretação de canções que emocionaram os jurados e a platéia que se fez presente.
No FACE, alcançou o primeiro lugar a dupla  Édson e José Ronaldo, com a música “volta pra mim”. A aluna Miquele Martins, com sua bela voz suave, alcançou o segundo lugar interpretando a canção “Olhei para o céu”, e com a canção “Meu amor por você”, o aluno Halisson Ferreira conquistou a terceira posição.
1º lugar no FACE.

2º lugar
3º lugar

Para a surpresa de todos, Fred, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, se destacou ao cantar e encantar, revelando o seu talento para a música, mas, infelizmente, não estava concorrendo.



O aluno Álefe de Castro Dourado conquistou mais uma vez o primeiro lugar no TAL com o poema “Vômito”. Ocuparam, respectivamente, a segunda e a terceira posições os alunos Diosvaldo Pereira, com o poema “A visita da solidão” e Adaílson Paiva, com o poema “A arte”.
Participaram também do evento três licenciandos em música, pela UFBA: Willian Gomes, Nei Lagoa, Marcelo Rodrigues e Leone, todos cantores e compositores. Vale ressaltar que o evento foi organizado pelo professor Isaías.





Alunos dão asas a imaginação e produzem poemas utilizando a técnica "me lembra"



Poesia me lembra noite
Noite me lembra estrelas
Estrelas me lembram dormir
Dormir me lembra acordar para um novo dia
Um novo dia me lembra conhecer amigos
Conhecer amigos me lembra amar ao próximo
Amar ao próximo me lembra poesia.

Autor: Jardel Medeiros, 1ºB.






















quinta-feira, 9 de junho de 2011

OFICINAS

                     

Alunos registram desrespeito ao meio ambiente

Tendo em vista a Semana do Meio Ambiente, os alunos das oficinas de Produção de Texto, orientados pela professora Keila Nunes, sairam da sala de aula e registraram nas proximidades da escola, cenas que, infelizmente, tornam-se cada vez mais comuns, demonstrando assim a falta de educação e consciência de algumas pessoas  pouco comprometidos com a preservação do meio ambiente.
As tristes imagens orientaram a produção de textos que buscam conscientizar, alertar e chamar a atenção das pessoas, a fim de que aprendam a respeitar e preservar os diversos espaços que ocupam e dos quais necessitam.
Eis aí uma das produções:


Natureza é vida

Consciência é tudo, meu irmão
Vamos manter a preservação
Na cabeça e no coração.

Se liga, meu irmão
Neste papo de preservação
Precisamos da sua colaboração
Para ajudar o mundo e evitar a destruição.

O respeito é um mar de pensamento e consciência
Sem ele a vida perde a essência
Vamos nos conscientizar e a natureza respeitar
Para a vida triunfar.

A natureza é vida
Mas as pessoas disso se esquecem
A poluição está aumentando e elas nem se mexem
Por isso vamos nos conscientizar
Para que possamos a natureza salvar.

Autores: Carleandro e Mateus, 1º B.

31/05/2011