O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar
as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o
ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a
pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades
integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e
cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de
ensino e torná-la mais atraente.
A proposta do MEC tem cinco questões centrais a serem discutidas no currículo do ensino médio. A primeira é estudar a mudança da carga horária mínima do ensino médio para 3 mil horas – um aumento de 200 horas a cada ano. Outra mudança é oferecer ao aluno a possibilidade de escolher 20% de sua carga horária e grade curricular, dentro das atividades oferecidas pela escola. Faz parte ainda da proposta associar teoria e prática, com grande ênfase a atividades práticas e experimentais, como aulas práticas, laboratórios e oficinas, em todos os campos do saber; valorizar a leitura em todas as áreas do conhecimento; e garantir formação cultural ao aluno.
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