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"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Bahia supera meta do Ideb 2015 no Ensino Fundamental


A Bahia supera a meta projetada pelo Ministério da Educação para o Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na primeira fase do ensino fundamental. Com a pontuação de 4,2, a Bahia ultrapassou a projeção estabelecida de 4,1 para 2015. Na segunda fase do ensino fundamental, a Bahia supera a meta estabelecida para 2011 (3.2) e alcança o índice de 3.3. No ensino médio, o Estado se mantém na meta de 3.2.
De acordo com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, o resultado alcançado nas séries iniciais mostra que está ocorrendo uma melhoria significativa na qualidade da educação na base, destacando a parceria entre o Estado e 329 prefeituras, através do Pacto com Municípios, para assegurar a alfabetização das crianças na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade. Participam do Pacto 11.770 escolas públicas, atendendo a mais de 280 mil estudantes, com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática.
Mesmo o Estado mantendo a meta do Ideb na segunda fase do ensino fundamental e no ensino médio, o secretário afirma que ainda há muito que avançar, citando o investimento da Secretaria da Educação em projetos como o Gestar em cada Escola (ensino fundamental) e Ensino Médio em Ação, com foco na melhoria da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas consideradas essenciais para garantir o sucesso do estudante no seu percurso escolar.

REGIME DE COLABORAÇÃO - Com os investimentos e regime de colaboração entre Governos Federal, Estadual e municípios, o secretário Osvaldo Barreto acredita que a Bahia tem condições de atingir as metas do Ideb para 2022. No total, mais de 1,3 milhão de estudantes estão matriculados na primeira fase (1ª a 4ª série) do ensino fundamental, sendo 90% das redes públicas (estadual e municipais) e 10% da rede privada. Na segunda fase do ensino fundamental (da 5ª a 8ª série), mais de 1 milhão de estudantes estão matriculados, sendo 92% nas redes públicas e 8% na privada. No ensino médio, são 598,5 mil estudantes, sendo 93% nas redes públicas e 7% na privada.

Encontro de física abre inscrições

Os professores de física do ensino médio da rede estadual podem participar, gratuitamente do 30º Encontro de Físicos do Norte Nordeste, com comunicações orais e apresentação de painéis. O evento, realizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece de 5 a 9 de novembro, em Salvador. As inscrições vão até o dia 17 de agosto e devem ser feitas no site da Sociedade Brasileira de Física.
 
Acesse aqui a ficha de inscrição
 
O  coordenador da Educação Superior da Secretaria da Educação, Nildon Pitombo, destaca a relevância da participação dos professores da rede estadual no encontro. “Ações desta natureza estimulam os docentes de Física a participar das discussões e debates sobre a situação da educação científica no país, bem como a avaliar o contexto do ensino de Física e sua importância no desenvolvimento nacional”, assegura.
 
Estão garantidas aos docentes da rede estadual 70 vagas para inscrição gratuita. Os contemplados com a gratuidade receberão da comissão organizadora do evento um e-mail de confirmação. Terão prioridade os professores que submeterem trabalhos para apresentação. A coordenadora das atividades de ensino do 30º Encontro de Físicos do Norte Nordeste, Maria Cristina Penido, informa que a novidade do evento é, justamente, articulação entre universidade e escola. “Os professores participarão ativamente das discussões, submetendo trabalhos e pesquisas sobre suas experiências e práticas didáticas para apresentação”
 
Também estão previstos na programação minicursos, oficinas, mostra de vídeo e mesas-redondas. De acordo com a coordenadora, “as atividades darão ênfase à formação continuada de professores em aspectos atuais da problemática do Ensino de Física no nível da Educação Básica. Elas despertarão para o desenvolvimento de experiências didáticas, com material de fácil aquisição, que são um diferencial importante para o ensino de física nas regiões do Norte e Nordeste”, conclui Maria Cristina Penido.