Mensagem


"É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver."

terça-feira, 13 de setembro de 2011

1° Ensaio Cientifico J.C.D 2011



            Os alunos do Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado surpreenderam os professores no 1° Ensaio Cientifico realizado na unidade escolar.
            Estudantes de diversas turmas tiveram o final da tarde para apresentarem seus projetos, nas áreas de ciências agrárias, ciências humanas e social como também de engenharia. Os projetos em destaque foram: A produção do biodiesel a partir da mamona, o uso indiscriminado de agrotóxicos na região de Irecê, a caaatinga e suas ervas medicinais, a identidade cultura e linguistica da comunidade quilombola da Lagua de Gaudêncio e sistema sustentável de irrigação.
            Os alunos tiveram um excelente desempenho na realização dos projetos, foram á campo, pesquisaram, entrevistaram, colheram amostras, montaram maquetes, trouxeram soluções para os devidos problemas citados, e o mais importante de tudo aprenderam a aprender, e trouxeram o conhecimento para os demais alunos da comunidade escolar.
            Apesar de todos projetos estarem bem elaborados e dentro dos regulamentos, a comissão julgadora, composta da direção, vice-diretor, representante da comunidadem representante do colegiado e o coordenador pedagógico, escolheram o projeto A produção do biodiesel a partir da mamona como o melhor projeto e este será reapresentado na 2ª etapa da I Feira de Ciencias da Bahia, no Instituto Anisio Teixeira em Salvador, em que irá concorrer uma vaga para a FEBRACE.

Acompanhe o Vídeo com um pouco de tudo que ocorreu:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Desfile Cívico 7 de Setembro

sete_de_setembro-5455

         As comemorações do Dia da Independência do Brasil, em Lapão foram marcadas mais uma vez com o tradicional desfile cívico passando pelas principais ruas e avenidas da cidade.

        E como já é uma tradição  a participação o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado, este não não poderia ter sido diferente mais uma vez o público encheu as ruas para acompanhar de perto a passagem de cada um dos pelotões.

Acompanhe os Melhores Momentos

DSC00525 DSC00532 

link_desfile 

 

Assista o Vídeo com os Melhores Momentos

Dia dos Pais no Justiniano de Castro Dourado

          Pais educam, escolas ensinam: um velho provérbio. De fato, é um erro atribuir à escola a total responsabilidade pelo desempenho escolar das crianças. Pesquisas em todo mundo mostram que o envolvimento da família na vida escolar dos filhos é vital para o desenvolvimento deles. A parceria pais + professores é considerada tão importante que governos pelo mundo investem em medidas para incentivar a presença dos pais na rotina da escola.
           É desta maneira que o Colégio Estadual Justiniano de Castro Dourado pensa, e para propor essa aproximação entre pais + professores + escola o colégio realizou no dia 19 de Agosto de 2011 uma confraternização em comemoração ao dia dos pais. A cada dia que se passa a unidade escola inova e nesta comemoração não poderia ter sido diferente o grupo de estudantes da oficina de teatro apresentou uma peça emocionante para todos os pais ali presente. Logo após a apresentação do grupo houve um sorteio de brindes para os pais e no final da noite foi oferecido um jantar.